segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sobre a mulher negra...

Esse tema sempre me deixa atordoada, porque há quem contra argumente que as mulheres negras estão se vitimando, mas amigos, a mulher negra é e sempre foi vítima e quem não entende isso é porque não sentiu na pele o racismo e preconceito que está enraizado na sociedade.

Estou falando especialmente da MULHER NEGRA, porque me enquadro nesse contexto e tenho conhecimento para falar sobre tal, afinal não há ninguém melhor para falar sobre você do que você mesmo. Sei o que é verdade e o que é mito, porque eu já senti na pele e parto da perspectiva de quem recebe a agressão e não de quem faz, além disso porque tenho amigas que já sentiram na pele e são sempre as mesmas agressões e sensações.

A mulher negra não é valorizada como a mulher branca pela sociedade, isso não é muito difícil de ser percebido na mídia, basta prestar atenção nos filmes e programas de TV existentes. Você provavelmente pode contar nos dedos a quantidade de artistas negros de sucesso e quantidade de artistas negros em novelas que fazem papeis de destaque. Claramente você vai perceber que a sua maioria compõe o quadro de empregadas, temos exemplos nas três novelas que estão no ar nos horários das 18h, 19h e 21h no canal que recebe maior ibope pelos brasileiros atualmente e infelizmente. Mais um exemplo é visto nas passarelas onde mulheres extremamente magras (isso é um outro tópico, então nem vou me aprofundar) e com beleza eurocêntrica são enaltecidas e consideradas modelos. Apenas para ressaltar, as definições da palavra modelo apresentadas pelo Dicionário Aurélio são:

1 Imagem, desenho ou objeto que serve para ser imitado (desenhando ou esculpindo).
2 Molde, exemplar.
3 Coisa ou pessoa que é ou merece ser imitada.
4 Pessoa que posa para artistas, servindo de modelo vivo.
5 Pessoa que tem como atividade envergar e apresentar roupas ou acessórios.

Fonte:http://www.dicionariodoaurelio.com/Modelo


Considerando essas definições como esperar que esse culto a beleza eurocêntrica não seja seguido. Modelos estão ai para serem imitadas e para representarem uma beleza padrão que seja cultuada e seguida pelas pessoas "normais". E incrivelmente ou coincidentemente, o número de modelos negras nas passarelas é mínimo, o que me faz entender que essa beleza não é o tipo de beleza a ser seguida.

Então como lidar com uma criança negra que não tem qualquer tipo de referência na mídia para que ela possa seguir, onde a boneca mais famosa do mundo é loira, magra com o corpo que se diz ser o ideal. Como mostrar que os cabelos cacheados e crespos são bonitos para uma criança? Como fazê-la entender que a sua beleza é única e que não há um certo ou um errado, que não há um padrão mas sim diferentes belezas pelo mundo, quando as mídias sócias são cada vez mais presentes em nosso cotidiano e não mostram isso?  Difícil assim, hein "Dona Mídia"...

Em tempos de chapinha, de cirurgias para afinar traços e de culto a esse tipo de atitude, não há como a autoestima da mulher negra não ficar abalada. Mas a mulher negra ainda tem outra chance (rsrs...risada irônica), pode ser vista de outra perspectiva, ela pode ser vista como objeto de desejo sexual como eram dos senhores de engenho, afinal de contas a quem acredite que desejar uma mulher negra o torna menos racista, assim estas tem duas opções, serem vistas com repúdio ou vistas como objetos sexuais apenas para copular, mas não para formar uma família.

Se eu ficar falando de experiências pessoais e de coisas que eu já ouvi sobre o assunto, ficarei até amanhã escrevendo, então vou parar por aqui. Mas queria ressaltar, agora falando em relação a população negra no geral, que a sociedade precisa entender que a população brasileira é negra e miscigenada! A luta contra o racismo não acabou, a luta contra as desigualdades sociais não acabou e a conscientização da população é essencial somando-se a educação dos jovens, para que estes desde já, possam aprender a encarar as diferenças com tranquilidade. Apenas desta forma poderemos viver num país mais coerente e em paz.

Somos todos iguais sob a pele, somos todos seres humanos e somos todos agraciados pelo mesmo presente, a vida. Vamos aprender a viver com mais tolerância e menos ignorância!

Seguem alguns links relacionados ao assunto abordado:

http://www.lilianpacce.com.br/moda/ser-modelo-negra-no-brasil/

http://blogueirasnegras.org/2014/12/26/mas-e-agora-o-que-ha-de-errado-com-meu-cabelo/

http://www.geledes.org.br/uma-aula-de-inclusao-racial-com-um-menino-de-10-anos/#axzz3NJNMNB5K



terça-feira, 23 de dezembro de 2014


Sobre ser você mesmo...

Hoje eu li um textinho que eu achei muito bom e resumiu o tema de hoje, então vim aqui compartilhar.
Ps.: Está em inglês, então mais uma oportunidade para praticar!

Apenas para resumir, ele fala sobre a relação entre ser livre e ser você mesmo, não importando o que os outros pensam ou opinam sobre você. Também diz que ser livre é quando você é capaz de ir contra a corrente, ou seja ir contra os padrões sociais não se importando se você esta sendo reprovado pelos outros ou não. E a frase final diz que um dos maiores desafios é ser você mesmo em um mundo que tenta fazer você ser como uma pessoa qualquer.

Leiam e reflitam, vale a pena =)

Quote "Be yourself."
Being free, being truly free consists of not being bound by the opinions that others choose to display in regards to the decisions that one chooses to make on a daily weekly, or lifetime basis.
In order to be free we have to be willing to think for ourselves, learn for our selves, and to live our lives as our real true selves.
Being free is when you are able to stand up and speak in public spewing your beliefs not caring what anyone else will think of them.
Being free is when you are able to go against the grain, when you are able to make a left when everyone else is going right, and not worry about why everyone is talking about you, or looking at you in a manner that is unfavorable, and with faces that blatantly say that they don't approve of your choices.
One of the greatest challenges is being yourself in a world that's trying to make you like everyone else.
 
 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Sobre a saudade...

Desde ontem essa tal saudade vem me atormentando. Eu nem sei exatamente do que, é um mix de coisas, de pessoas, de momentos que eu queria reviver, que estou sentindo falta e que se fazem presentes nas minhas memórias. Provavelmente estou assim porque o ano está acabando e a minha cabeça está fazendo uma retrospectiva de tudo que aconteceu... e como aconteceu coisa esse ano!

Sinto saudades de um amor que se foi, saudades de sorrisos trocados, saudades de zoeiras eternas e risadas compulsivas com pessoas queridas, saudades de um amigo querido, saudades de ser amada e abraçada por quem me amou...

De todas as frases que vi na internet hoje sobre este tópico, esta foi uma das que mais me chamou atenção e resumiu bem o que está em meu coração neste momento.

Fonte: http://www.frasesdobem.com.br/frases-de-saudade
Então para aqueles que como eu estão com sintomas de saudade e estão refletindo sobre o ano que se passou deixo aqui o meu pensamento e a minha reflexão sobre tal.
 =)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Sobre ser solteira....
 
Já li muitos textos falando sobre a solteirice e o fato de você saber aproveitar essa fase da vida ou não. Acredito que quando aprendemos a apreciar uma fase e a exaltar seus pontos positivos as coisas fluem melhor, no entanto ninguém disse que é fácil reconhecer isso, aceitar sua atual condição e tirar proveito disso em prol do seu bem estar.
 
Nós passamos por muitas pressões sociais que impõem uma condição de que quem está solteiro não está feliz ou está incompleto e isso por muitas vezes pode abalar nossa autoestima e nós realmente podemos passar a acreditar nessa falácia. Mas isso está errado, nós somos indivíduos e temos livre arbítrio para escolhermos nossa status de relacionamento, além disso amor ou paixão não é uma coisa que cai do céu. Se levamos um tempão para nos conhecermos bem, nos aceitarmos e reconhecermos nossos defeitos imagina aceitar e saber lidar com os dos outros. Não deixa de ser um desafio e relacionamentos são frágeis e precisam de dedicação e respeito para darem certo.
 
Bom, mas o que eu quero dizer é que com o maturidade e experiências eu pude aprender que  temos que nos amar  nos cuidar, independentemente da fase em que estivermos, amor próprio e fazer coisas que nos deixem a vontade e que nos façam bem é primordial para uma boa autoestima. Além disso, compreender que tudo é passageiro então que devemos aproveitar as fases da vida intensamente e por inteiro também faz parte de uma boa conduta da sua vida.
 
O mais importante é você apreciar sua fase, nesse caso a ênfase é na solteirice, e ter em mente que você está com tempo para se dedicar a si mesmo integralmente e então aproveitar isso da melhor forma possível, fazendo o que tiver vontade do seu modo, a partir de sua perspectiva, sem ninguém para dar uma segunda opinião ou influenciar em suas escolhas. Aprecie a solteirice como uma liberdade sagrada e se conheça melhor, faça um esporte ou uma atividade que sempre teve vontade de fazer, mas não tinha tempo, viaje sozinha, viaje com amigos, viva para si e se alguém falar que você precisa de alguém para ser feliz, por favor, reflita e perceba que a felicidade vem de dentro de você e da sua maneira de conduzir sua vida. ela não está atrelada ao convívio com outra pessoa, mas sim a maneira com a qual você navega pela vida e aproveita as oportunidades!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sobre procrastinação...

Acho que muitas pessoas passam por isso, por exemplo eu me considero a "rainha" da procrastinação e sempre que comento com algum(a) amigo(a) meu(minha), ele(a) diz que também fica deixando tudo para depois até não ter mais tempo. Para ficar mais claro e para quem não sabe o que essa palavra significa, eu peguei na "Wikipédia" o significado dela, então aí vai:

"Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos."
Fonte:Wikipédia
 
Bom, como a "Wikipédia" diz e eu andei pesquisando, a procrastinação pode ser algo mais serio do que se imagina, claro sem generalizar e considerando casos específicos. O fato é, não tem nada de positivo!!  Então  navegando pela internet, eu encontrei esse infográfico bem interessante, que dá dicas de como evitar esse mal em nossas vidas e tentar melhorar nossa proatividade e capacidade de organizar e fazer as coisas de maneira planejada e eficaz. Algumas coisas nós já devemos ter ouvido, mas não custa relembrar. Ah! O infográfico está em inglês, mas vale a pena conferir, mesmo se você não tiver um inglês muito bom, pode ser uma boa oportunidade de treiná-lo. Uma dica é usar tradutores da internet e aprender palavras novas (apenas uma sugestão).
 
 Segue abaixo o link:

http://www.entrepreneur.com/article/240262

Caso esse não abra, você pode encontrar o mesmo infográfico neste link:

http://holykaw.alltop.com/15-tips-halt-procrastination-right-now-infographic?gk1



quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pensamento do dia...

"Há pessoas que mesmo estando longe
se fazem mais presentes do que outras
que estão mais perto de você, no fim
percebemos que a distancia não é o que
realmente importa, mas sim o grau de
carinho e amor envolvidos. Isso torna
dois corações tão fortemente próximos
que nem o tempo, nem os quilômetros
são capazes de quebrar".

Com o tempo, experiências e maturidade percebemos isso e resolvemos dar valor aos que realmente importam.
Olá navegantes,

Criei esse blog com o intuito de navegar pelos momentos e adversidades da minha vida, com o  objetivo principal de esvaziar minha mente. Durante o caminho, sem uma rota pré-definida, vocês vão encontrar ideias, pensamentos, descobertas, desejos, interesses e memórias publicáveis.
 
Não sou uma escritora nata, muito menos uma blogueira talentosa, vim apenas aproveitar a internet e experimentar as ferramentas que ela tem para me oferecer. Talvez você se identifique e comente nas minhas publicações, talvez você ache uma baboseira e nem perca seu tempo lendo. Fundamental mesmo é a liberdade de expressão e vou usar essa ferramenta para isso, publicar o que eu tiver vontade a partir da minha  perspectiva.
 
Hora de desatracar e começar a jornada! =)