segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Redes sociais

Hoje eu tive uma discussão que me fez, mais uma vez, refletir sobre a função das redes sociais.

Eis algumas constatações:
Inicialmente havia uma excelente intenção de fazer com que as pessoas interagissem de maneira saudável, tivessem um novo meio de se conhecerem, se reencontrarem ou se comunicarem mais facilmente, mas por algum motivo o "tiro saiu pela culatra" e a rede social virou um mundo de exibicionismo, um show de momentos bons em tempo real. 

Na maioria delas você encontra:

  • Fotos de dias ensolarados, nunca de dias chuvosos e nublados;
  • Momentos de sorrisos e vitórias, mas nunca de derrotas e dificuldades;
  • Check ins nos lugares mais maravilhosos e exóticos, para deixar qualquer um babando de inveja na sua vida, mas os momentos de perrengue nunca são exibidos afinal isso você não quer exibir para os outros né? Um check in no supermercado ou no seu quarto nunca será exibido.
  • Relacionamentos perfeitos, cheios de amor e encanto, mas nunca os momentos de choro, de tédio ou de asco;
  • Corpos perfeitos, magros e saudáveis na praia, na piscina com o bikini ou maio da moda, mas nunca corpos imperfeitos ou partes do corpo que possam causar uma impressão negativa.
  • E não podemos esquecer das legendas que são, praticamente livros de auto-ajuda, onde todos são gurus da motivação, da positividade, da autoestima elevada, do amor próprio e dos bons costumes.
Então deixo aqui alguns questionamentos, para os quais ainda estou tentando formular respostas.

Para que utilizar ferramentas em que somos avatares irreais que exibem uma vida ideal e montada? Será isso um "the sims" versão 2.0? Será isso uma forma de acreditar que a vida está boa quando ela não está? 
Por que essa cultura do exibicionismo faz tanto sucesso e até muda o objetivo inicial de uma rede social? Por que se comparar com os outros ou ver como as pessoas estão agindo é considerado tão relevante?
Por que viver interagindo pela internet se tornou mais interessante ou talvez mais popular do que interagir com as pessoas reais, tangíveis, que estão ao seu lado? Por que ter mais amigos ou seguidores significa que você é popular, mesmo que provavelmente você conheça de verdade mesmo, umas 7 pessoas que estão na sua rede?

Se alguem tiver as respostas para essas perguntas, por favor fique à vontade! Se não tiver, te convido a refletir comigo e encontrar as repostas ou, ao menos a pensar nessa outra perspectiva que fica maquiada e que muitos não enxergam tão claramente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário