segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sobre a mulher negra...

Esse tema sempre me deixa atordoada, porque há quem contra argumente que as mulheres negras estão se vitimando, mas amigos, a mulher negra é e sempre foi vítima e quem não entende isso é porque não sentiu na pele o racismo e preconceito que está enraizado na sociedade.

Estou falando especialmente da MULHER NEGRA, porque me enquadro nesse contexto e tenho conhecimento para falar sobre tal, afinal não há ninguém melhor para falar sobre você do que você mesmo. Sei o que é verdade e o que é mito, porque eu já senti na pele e parto da perspectiva de quem recebe a agressão e não de quem faz, além disso porque tenho amigas que já sentiram na pele e são sempre as mesmas agressões e sensações.

A mulher negra não é valorizada como a mulher branca pela sociedade, isso não é muito difícil de ser percebido na mídia, basta prestar atenção nos filmes e programas de TV existentes. Você provavelmente pode contar nos dedos a quantidade de artistas negros de sucesso e quantidade de artistas negros em novelas que fazem papeis de destaque. Claramente você vai perceber que a sua maioria compõe o quadro de empregadas, temos exemplos nas três novelas que estão no ar nos horários das 18h, 19h e 21h no canal que recebe maior ibope pelos brasileiros atualmente e infelizmente. Mais um exemplo é visto nas passarelas onde mulheres extremamente magras (isso é um outro tópico, então nem vou me aprofundar) e com beleza eurocêntrica são enaltecidas e consideradas modelos. Apenas para ressaltar, as definições da palavra modelo apresentadas pelo Dicionário Aurélio são:

1 Imagem, desenho ou objeto que serve para ser imitado (desenhando ou esculpindo).
2 Molde, exemplar.
3 Coisa ou pessoa que é ou merece ser imitada.
4 Pessoa que posa para artistas, servindo de modelo vivo.
5 Pessoa que tem como atividade envergar e apresentar roupas ou acessórios.

Fonte:http://www.dicionariodoaurelio.com/Modelo


Considerando essas definições como esperar que esse culto a beleza eurocêntrica não seja seguido. Modelos estão ai para serem imitadas e para representarem uma beleza padrão que seja cultuada e seguida pelas pessoas "normais". E incrivelmente ou coincidentemente, o número de modelos negras nas passarelas é mínimo, o que me faz entender que essa beleza não é o tipo de beleza a ser seguida.

Então como lidar com uma criança negra que não tem qualquer tipo de referência na mídia para que ela possa seguir, onde a boneca mais famosa do mundo é loira, magra com o corpo que se diz ser o ideal. Como mostrar que os cabelos cacheados e crespos são bonitos para uma criança? Como fazê-la entender que a sua beleza é única e que não há um certo ou um errado, que não há um padrão mas sim diferentes belezas pelo mundo, quando as mídias sócias são cada vez mais presentes em nosso cotidiano e não mostram isso?  Difícil assim, hein "Dona Mídia"...

Em tempos de chapinha, de cirurgias para afinar traços e de culto a esse tipo de atitude, não há como a autoestima da mulher negra não ficar abalada. Mas a mulher negra ainda tem outra chance (rsrs...risada irônica), pode ser vista de outra perspectiva, ela pode ser vista como objeto de desejo sexual como eram dos senhores de engenho, afinal de contas a quem acredite que desejar uma mulher negra o torna menos racista, assim estas tem duas opções, serem vistas com repúdio ou vistas como objetos sexuais apenas para copular, mas não para formar uma família.

Se eu ficar falando de experiências pessoais e de coisas que eu já ouvi sobre o assunto, ficarei até amanhã escrevendo, então vou parar por aqui. Mas queria ressaltar, agora falando em relação a população negra no geral, que a sociedade precisa entender que a população brasileira é negra e miscigenada! A luta contra o racismo não acabou, a luta contra as desigualdades sociais não acabou e a conscientização da população é essencial somando-se a educação dos jovens, para que estes desde já, possam aprender a encarar as diferenças com tranquilidade. Apenas desta forma poderemos viver num país mais coerente e em paz.

Somos todos iguais sob a pele, somos todos seres humanos e somos todos agraciados pelo mesmo presente, a vida. Vamos aprender a viver com mais tolerância e menos ignorância!

Seguem alguns links relacionados ao assunto abordado:

http://www.lilianpacce.com.br/moda/ser-modelo-negra-no-brasil/

http://blogueirasnegras.org/2014/12/26/mas-e-agora-o-que-ha-de-errado-com-meu-cabelo/

http://www.geledes.org.br/uma-aula-de-inclusao-racial-com-um-menino-de-10-anos/#axzz3NJNMNB5K



Nenhum comentário:

Postar um comentário